Para ser professor não pode faltar amor. Também é necessário instruir-se dia após dia, reciclar ideias, pensamentos, emoções e conhecimentos. Mas o que é ter amor? No dicionário eletrônico Aurélio (2011), as seguintes informações estruturam o verbete amor: 1.Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem.
2.Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma causa.
3.Inclinação ditada por laços de família.
4.Inclinação sexual forte por outra pessoa.
5.Apego profundo a valor, coisa, ou animal: amor à verdade; amor aos livros, amor aos cães.
6.Devoção extrema: amor à pátria.
7.O objeto do amor (1 a 6).
Em primeiro lugar, é éssencial ter amor próprio e, por conseguinte, profissional. É preciso ter o coração puro, aberto a todos e despido de preconceitos para então, receber os alunos com o mesmo olhar que volta a si mesmo.
Instruir-se significa promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de si mesmo, comunicar, participar, informar-se bem, cientificar-se. Acredito que também significa olhar para os problemas sociais e engajar-se na busca de transformações positivas para estes, ao invés de vitimar-se culpando o sistema, afinal, nós somos o sistema. Para instruir e promover a aprendizagem é imprescindível instruir-se
E nesse sistema, além de Deus, quem sabe o que é o certo ou errado? Ninguém. Exatamente por isso que antes de julgar as pessoas é indispensável conhecê-las em sua totalidade, trocar/discutir ideias, opiniões para na dialética compreender as razões que as conduzem a tal percurso, objetivo, valor, atitude, etc.
Para ser professor é necessário então:
Ter amor próprio, ao próximo e a profissão.
Estar despido de pré-conceitos e aberto para novos conceitos.
Aprender sempre e em todas as circunstâncias.
Ser pesquisador e com diligência buscar conhecimentos e novas competências.
Manter a coerência entre “discurso X atitude”, evitando a hipocrisia e a heresia.
Ter pureza no olhar para enxergar pessoas e fatos em sua transparência.
Ter ouvidos para escutar ideias, histórias, interesses e críticas.
Ter paciência e respeitar cada indivíduo em suas peculiaridades.
Contribuir para a formação de cidadãos ativos na sociedade, que não sejam apenas de papel, mas sujeitos que aprendam a tomar decisões, defender opiniões e votar nas eleições.
Auxiliar, desafiar, estimular, desenvolver, organizar, desorganizar e transformar sempre.
Ter tempo para planejamento, atuação, reflexões, pareceres, confecção de materiais e reuniões (quem tem duas turmas tem que me ensinar o segredo, só de me imaginar, dá medo!).
Enfim, estas são percepções que que me atentaram sobre "ser professor" durante vivências no contexto escolar durante a minha atuação como pesquisadora do PIBID e que trouxeram os pensamentos compartilhados acima e dedicado a todos os professores que estão participando, incentivando e me apoiando nesse processo, quando e enquanto eu estiver na docência, muito de cada um de vocês estará em minhas práticas. Obrigada!
Se for copiar, favor manter minha autoria! Obrigada!
Lindo texto!!!!!!!!!!!Bjos
ResponderExcluir"Ter tempo para planejamento, atuação, reflexões, pareceres, confecção de materiais e reuniões (quem tem duas turmas tem que me ensinar o segredo, só de me imaginar, dá medo!)". Este é o grande desafio!!! Conhecimento da área de atuação, muita organização, aproveitamento do tempo...
ResponderExcluirAguardando atualização!!!
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